sábado, 24 de abril de 2010

Namorada

Quem não tem namorada é alguém que tirou férias remuneradas de si mesmo. Namorada é a mais difícil das conquistas. Difícil porque namorada de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia. Paquera, gabira, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão é fácil. Mas namorada mesmo é muito difícil.

Namorada não precisa ser a mais bonita, mas ser aquela a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dela a gente treme, e sua frio. A proteção dela não precisa ser parruda ou bandoleira: basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição.

Quem não tem namorada não é quem não tem amor: é quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem três pretendentes, duas paqueras, um envolvimento, duas amantes e uma esposa; mesmo assim pode não ter nenhuma namorada. Não tem namorada quem não sabe o gosto da chuva, cinema, sessão das duas, medo do pai, sanduíche da padaria ou drible no trabalho.

Não tem namorada quem transa sem carinho, quem não sente vontade de fazer virar lagartixa e quem ama sem alegria.

Não tem namorada quem faz pactos de amor apenas com a infelicidade. Namorar é fazer pactos com a felicidade, ainda que rápida, escondida, fugidia ou impossível de curar.

Não tem namorada quem não sabe dar o valor de mãos dadas, de carinho escondido na hora que passa o filme, da flor catada no muro e entregue de repente, de poesia de Vinícius de Moraes ou Chico Buarque, lida bem devagar, de gargalhada quando fala junto ou descobre a beleza do dedão do pé, de ânsia enorme de viajar junto para qualquer lugar, ou mesmo de ônibus, avião, nuvem, cavalo, tapete mágico ou foguete interplanetário.
Não tem namorada quem não gosta de dormir, fazer sesta abraçada, fazer compra junto. Não tem namorada quem não gosta de falar do próprio amor nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele; abobalhados de alegria pela lucidez do amor.

Não tem namorada quem não tem música secreta com ela, quem não dedica livros, quem não recorta artigos, quem não se chateia com o fato de seu amor ser paquerada. Não tem namorada quem ama sem gostar; quem gosta sem curtir quem curte sem aprofundar. Não tem namorada quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim de semana, na madrugada ou meio-dia do dia de sol em plena praia cheia de marmanjos.

Não tem namorada quem ama sem se dedicar, quem namora sem brincar, quem vive cheio de obrigações; quem faz sexo sem esperar o outro ir junto com ele.

Não tem namorada quem confunde solidão com ficar sozinho e em paz. Não tem namorada quem não fala sozinho, não ri de si mesmo e quem tem medo de ser afetivo.

Se você não tem namorada é porque não enlouqueceu aquele pouquinho necessário para fazer a vida parar e, de repente, parecer que faz sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário